A Inteligência Artificial vai revolucionar os museus

A colunista Giselle Beiguelman explica que os sistemas de IA já integram o nosso cotidiano.

 15/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 14/03/2021 as 21:00
Por

Logo da Rádio USP

“Os sistemas de Inteligência Artificial estão tomando conta de várias áreas do nosso cotidiano “, observa a artista e professora, Giselle Beiguelman, em sua coluna Ouvir Imagens, da Rádio USP (clique e ouça o player acima). Esses sistemas, conhecidos por IA, que revolucionam o mundo contemporâneo estão, segundo ela, integrando também os métodos de gestão dos acervos dos museus. “E isso impacta não somente o trabalho das equipes institucionais, mas também o de pesquisadores que vêm pensando novas formas de interrogar e acessar arquivos e acervos.”

A professora cita, como exemplo, o trabalho da pesquisadora e artista egípcia Nora Al-Badri, que atua em Berlim. “Voltada às abordagens decoloniais, ela cruza especulações no campo da aprendizagem de máquina com arqueologia para mapear coleções de cinco museus etnográficos europeus, que são detentores de coleções de artefatos mesopotâmicos, neo-sumérios e assírios”, explica. Dessas coleções, a pesquisadora extraiu cerca de 10 mil imagens, que foram utilizadas para gerar objetos que são dinâmicos e mutantes.

Com essa integração com a Inteligência Artificial, Nora Al-Badri acredita que as suas novas peças evoluem como uma memória viva das imagens e que, apesar de perder sua materialidade no meio digital, são condicionadas pela materialidade dos objetos com suas texturas, ranhuras, cores e a pátina. Para a artista, o trabalho resulta em um tecnopatrimônio.

Como bem observa Giselle Beiguelman, é importante salientar que essas coletas foram feitas sem a autorização dos museus, a partir de buscas com IA. Ou seja, não deixam de ser um movimento de contra-apropriação do material dos grandes museus etnográficos europeus. “Esse tecnopatrimônio é, em si, um exercício crítico sobre a colonialidade embarcada não só nos museus, mas também nos sistemas de IA.”


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.