Programa de pós-graduação em ciências ambientais lança livro com artigos de alunos do projeto

O livro conta com 15 artigos produzidos por alunos de mestrado e doutorado do projeto e está na 13° edição

12/01/2021 - Publicado há 3 anos
Fotomontagem da capa da 13ª edição da coletânea

A 13° edição da coletânea do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PROCAM) é composta por 15 artigos dos alunos que apresentaram dissertações de mestrado e teses de doutorado pelo programa. O PROCAM é um Programa Interdisciplinar, criado em 1989, que visa formar pesquisadores capazes de proporem alternativas às diversas demandas da sociedade nas questões socioambientais. Está vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE). O livro foi lançado em dezembro de 2020, com os artigos produzidos em 2019.

+ Mais

Árvores do planeta serão menos longevas: fenômeno impacta estoques naturais de CO2

A edição é uma amostra da evolução das linhas de pesquisa do programa, apresentando a diversidade de temas e enfoques que a Ciência Ambiental proporciona, com reflexão sobre temas emergentes em ambiente e sociedade. Alguns dos temas debatidos são: crise hídrica em macrometrópoles, políticas públicas de saneamento, política climática da cidade de São Paulo, desafios no processo de educação ambiental, entre outros.

O projeto é organizado pelos professores Paulo Antonio de Almeida Sinisgalli e Pedro Roberto Jacobi. Na coletânea, os pesquisadores destacam que o livro é lançado em um contexto de retrocesso nas políticas ambientais no Brasil. Aumento do desmatamento, queimadas, redução de verbas destinadas à conservação, são alguns dos problemas listados.