Vídeo aborda crises políticas e sociais na Grécia antiga

Em “Estudos Clássicos em Dia”, professor analisa como o mundo antigo foi impactado por doenças e conflitos

 25/11/2020 - Publicado há 3 anos
Por
Busto do historiador grego Tucídides, autor de História da Guerra do Peloponeso – Foto: Reprodução

No mais recente vídeo da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o professor Patricio Tierno, do Departamento de Ciência Política da FFLCH, aborda dois acontecimentos narrados pelo historiador Tucídides (460 a.C.-400 a.C.) em sua História da Guerra do Peloponeso: a peste de Atenas, depois diagnosticada como febre tifoide, e a guerra civil na ilha de Córcira, uma cidade grega.

No vídeo –  intitulado Atenas – Visões da Comunidade Política (em Crise) no Século V a.C. -, Tierno mostra como esses processos geraram violência, desespero e uma “desregulamentação generalizada dos convenções estabelecidas”.

Também com base nos dois acontecimentos citados por Tucídides, o professor discorre sobre conceitos tradicionais da filosofia, como natureza humana, paixões e anomia, fazendo referências a grandes autores gregos, como Sófocles, Eurípedes e Ésquilo.

Assista neste link ao vídeo Atenas – Visões da Comunidade Política (em Crise) no Século V a. C. Clique aqui. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.