Reitor apresenta seminário na Virada da Consciência da Faculdade Zumbi dos Palmares

O seminário teve como tema “É Floyds – Vidas negras importam e precisam respirar!”

18/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 23/11/2020 as 21:04
Neste ano, o seminário foi realizado de forma virtual por causa da pandemia da covid-19 – Foto: Reprodução

O reitor Vahan Agopyan participou ontem, dia 18 de novembro, do IX Seminário Internacional da Consciência Negra que, neste ano, abordou o tema do seminário “É Floyds – Vidas negras importam e precisam respirar!”.

“Se temos que explicar que vidas negras importam é porque tem alguma coisa muito errada com nossa sociedade. A igualdade não é só tratar pessoas da mesma maneira, mas é também fazer com que todos tenham as mesmas oportunidades. E é nisso que a sociedade brasileira tem falhado”, afirmou o reitor.

Agopyan também lembrou que “a USP adotou o sistema de cotas raciais há quatro anos e estudos preliminares apontam que os alunos cotistas têm um desempenho acadêmico similar aos alunos oriundos da iniciativa privada. Esses jovens não querem privilégios, eles querem ter oportunidades”.

O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, ressaltou a importância da parceria entre as duas instituições e do engajamento da Universidade de São Paulo na luta contra o racismo. “A USP é custeada também pela população negra e o seu comprometimento com a inclusão social nos deixa muito entusiasmados. O racismo é uma luta de todos, pois agride não só negros, mas também os brancos e toda sociedade”.

Além do reitor da USP, participaram do seminário a vice-reitora da Unesp, Cleopatra da Silva Planeta; a diretora executiva de Direitos Humanos da Unicamp, Neri de Barros Almeida; o assessor da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Maximiliano Pinto Damas; o assistente da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP, Pedro Javier Aguerre Hughes; e o professor da Universidade Federal do ABC, Dácio Roberto Matheus.

O seminário integra as atividades da Virada da Consciência 2020, que acontece entre os dias 17 e 30 de novembro, em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com Afrobras e com a Prefeitura de São Paulo, a Virada tem como objetivo promover a valorização da diversidade étnico-racial e divulgar as realizações e a cultura do negro no Brasil e no mundo. A programação conta com aproximadamente 300 eventos gratuitos, como feira de profissões, feira de tecnologia, debates literários, shows, exposições, peças, campeonatos esportivos e oficinas.