Qual foi a primeira editora universitária brasileira?

Nesta semana, a professora Marisa Midori continua falando sobre as editoras universitárias, e começa com a primeira, a Universidade de Brasília

30/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 03/11/2020 as 14:01

Logo da Rádio USP

Na Coluna Bibliomania desta semana, a professora Marisa Midori fala da primeira editora universitária brasileira, a Editora da Universidade de Brasília, nascida em 1961. Segundo a professora, seu programa foi publicado em 1962 e tinha entre seus objetivos traduzir para o português as principais obras do patrimônio cultural, científico e técnico da humanidade.

“Na prática, as primeiras publicações da Editora UnB estavam alinhadas com um dos tópicos do programa, a saber, ‘fazer elaborar e editar textos básicos para o ensino em nível superior’”, informa Marisa. Além disso, conta, a Editora da UnB nasce junto com a universidade e sob a direção de Artur Neves, um experiente editor que havia atuado na Companhia Editora Nacional e na Editora Brasiliense, ao lado de Monteiro Lobato e Caio Prado Jr.

A professora lembra que o primeiro título foi o Plano Orientador. “E o segundo? Não houve propriamente um segundo, pois o projeto consistia em editar dez títulos simultâneos da Biblioteca Básica Brasileira, esta, coordenada por Darcy Ribeiro, que exercia o cargo de reitor da Universidade. Nove títulos saíram em 1963. O décimo, que seria o primeiro, jamais foi publicado”, comenta, e continua: “Em abril de 1964, a Universidade foi tomada pelos militares, as atividades da Editora, paralisadas e… o programa inicial tomou um outro rumo”.

Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.