Livros são importantes na produção científica?

Segundo a professora Marisa Midori, a produção científica brasileira se concentra nas universidades e se organiza, sobretudo, nos programas de pós-graduação

 23/10/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Como informa a professora Marisa Midori, a pergunta da coluna Bibliomania desta semana, “Livros ainda são importantes na vida acadêmica?”, nasceu de uma série de leituras suas acerca da história das editoras universitárias e, em particular, a trajetória das editoras universitárias no Brasil. “Podemos dizer que a produção científica brasileira se concentra nas universidades e se organiza, sobretudo, nos programas de pós-graduação.”

Para a professora, o que vivemos hoje é um fenômeno muito semelhante ao que Frédéric Barbier denominou, para os primórdios da era de Gutenberg, de um crash mídias. “E esse quadro nos permite pensar que a ciência pode ser difundida através de múltiplos canais: livros, artigos científicos, publicações de divulgação ou vulgarização científica, os quais, por sua vez, podem circular no suporte impresso ou no meio digital.”

A outra pergunta é tema de análise: “Qual o papel do livro impresso nessa nossa infosfera científica?”. A resposta vem através de uma pesquisa realizada por Aline Borges de Oliveira, em 2018, na Universidad Complutense de Madrid, em que os resultados reforçam a importância do livro porque ele permite a difusão do conhecimento de uma forma mais extensa, elaborada e profunda; porque contribui para uma melhor explanação gráfica de áreas que exigem esse requisito; e, finalmente, porque o livro não perdeu sua aura de qualidade.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.