USP é a melhor da América Latina segundo ranking da US News

A Universidade foi classificada na 122ª posição, empatada com a Universidade Shanghai Jiao Tong

20/10/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 12:07
Arte: Jornal da USP

A USP é a melhor universidade da América Latina, de acordo com o ranking Best Global Universities 2021, divulgado hoje, dia 20 de outubro, pela editora norte-americana US News. A USP subiu seis posições em relação ao ano passado e ficou empatada com a Universidade Shanghai Jiao Tong na 122ª posição.

No topo da lista está a Universidade de Harvard, seguida do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e da Universidade de Stanford.

O Brasil teve 45 universidades avaliadas, sendo que seis foram classificadas entre as 500 melhores do mundo. Além da USP, estão a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 277ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 342ª; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 447ª; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 461ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), 463ª.

A avaliação considerou cerca de 1.500 instituições de 86 países e tem como base os dados e métricas do Clarivate Analytics InCites (antiga Thomson Reuters), ferramenta on-line de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro.

Além do ranking geral, a US News divulgou também a classificação por áreas de conhecimento. A USP foi classificada em 34 das 38 áreas de conhecimento e ficou entre as 100 melhores em 18 delas:

Ciências Agrícolas (9º lugar); Botânica e Veterinária (17º); Microbiologia (24º); Farmacologia e Toxicologia (27º); Biotecnologia e Microbiologia Aplicada (39º); Doenças Infecciosas (42º); Matemática (43º); Meio Ambiente e Ecologia (47º); Saúde Pública, Ambiental e Ocupacional (50º); Imunologia (61º); Biologia e Bioquímica (67º); Medicina Clínica (75º); Sistemas Cardíaco e Cardiovascular (77º); Endocrinologia e Metabolismo (79º); Biologia Molecular e Genética (84º); Psiquiatria e Psicologia (85º); Física (93º); e Geociências (98º).