Com sua primeira versão ocorrendo em 2016, o Encontro de Docentes USP chega à sua quarta edição, debatendo questões envolvendo a academia e autonomia universitária. De acordo com Marcílio Alves, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, o evento já virou tradição, com uma média de 500 a 600 docentes participantes, e terá um aspecto bastante importante na solidificação do caráter anual do encontro, além de fornecer argumentos necessários para o debate de temas tão importantes, como os que serão tratados no evento.
Este ano, devido ao contexto pandêmico, o evento acontecerá de forma remota, mas, em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Alves detalha que a quantidade de docentes da USP inscritos até a produção desta matéria era de aproximadamente mil.
Por meio de uma programação sólida e densa, um dos destaques é a palestra com Manuel Castells, professor de Tecnologia de Comunicação e Sociedade da University of Southern California. “Ele é um estudioso da sociedade em rede, através das várias obras que vem publicando e é atualmente ministro das Universidades na Espanha, então ele está muito envolvido com o tema da pandemia e educação”, comenta Alves. A palestra vai acontecer logo após a abertura feita pelo professor Vahan Agopyan, reitor da USP, com mediações de Renato Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e de Ana Estela Haddad, professora da Faculdade de Odontologia da USP, e poderá ser vista no YouTube.
Outro destaque é a palestra do professor Carlos Henrique de Brito Cruz, ex-diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que conduzirá uma apresentação em torno da autonomia universitária. Recentemente, o tema ficou em evidência, quando o governo do Estado tentou alterar os critérios de autonomia, especialmente, os aspectos financeiros. As mediações serão feitas por Paulo Muzy, pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e Elizabeth Balbachevsky, professora da FFLCH-USP.
A parte final do evento contará com palestra do professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Sérgio Proença, sobre a avaliação do docente na USP. O encontro avança com a palestra de Marcílio Alves sobre a carreira docente e as suas perspectivas para o ano que vem e deve terminar com um debate geral entre os presentes.
Os participantes poderão fazer perguntas em todas as palestras, através do preenchimento de formulários criados com o apoio da área de informática da Reitoria da USP. “A interação com os docentes é a parte mais importante, afinal, trata-se de um encontro de docentes”, conclui o professor.
O Encontro de Docentes USP 2020 ocorrerá no dia 23 de outubro, de forma gratuita, e a inscrição deve ser feita através deste link. Saiba mais ouvindo a entrevista completa no player acima.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.