Pesquisa alia jornalismo e tecnologia para divulgar informações reais

Segundo João Gabriel Moura Campos, os pesquisadores desenvolveram inteligência artificial que coleta e publica dados oficiais no Twitter sobre a covid-19 e o desmatamento na Amazônia

09/10/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Numa parceria entre a Escola Politécnica da USP e a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisadores desenvolveram inteligência artificial que coleta e publica dados oficiais no Twitter sobre a covid-19 e o desmatamento na Amazônia. A proposta é aliar tecnologia e jornalismo para disseminar conteúdo verificado. Atualmente, os repórteres robôs possuem três perfis na rede social: o @coronareporter e o @damatareporter, que conta com uma versão em inglês, o @damatanews, para abranger a comunidade internacional.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar (9), João Gabriel Moura Campos, mestrando de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da USP e um dos pesquisadores responsáveis, explica que os dados publicados pelos perfis são de fontes oficiais. No caso do repórter robô que atualiza a situação da covid-19 no País, as informações são da plataforma Worldometers, que disponibiliza dados consolidados pelo consórcio de imprensa formado pelo G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Já os dados do perfil que informa sobre o desmatamento na Amazônia são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) disponibilizados em tempo real. “Nós aproveitamos esses dados abertos e disponibilizados na internet, selecionamos as mensagens mais relevantes, que passam por uma estrutura de ordenação de conteúdo, e então publicamos no Twitter.”

Segundo Moura Campos, os robôs utilizam uma estrutura modular clássica de funcionamento que permite aos pesquisadores terem maior controle sobre as informações publicadas e evitar uma alucinação de conteúdo. O termo é principalmente utilizado quando se trata de inteligência artificial por redes neurais diferente da aplicada nos repórteres robôs e se refere a um menor controle dos cientistas da computação sobre o conteúdo, que pode ter algum tipo de deturpação nas respostas da rede neural. E, para evitar qualquer incongruência nos dados, a seleção dos conteúdos obedece métricas estabelecidas pelos cientistas: “No caso do coronavírus, por exemplo, temos uma série de métricas, médias, padrões e selecionamos qual tipo de conteúdo é relevante. Para o jornalismo, essa é uma das maiores questões e com essa estrutura modular conseguirmos ter maior controle sobre isso”.

Foto: Pixabay-CC

O pesquisador informa que, em meio a tantos perfis falsos que usam técnicas de automação para disseminar fake news, a tentativa do projeto é mostrar a possibilidade de utilizar as técnicas de geração de conteúdo automatizado para finalidades nobres, como informar sobre a pandemia e o desmatamento: “É muito importante deixar explícito que é um robô programado por humanos, que tem uma série de decisões sendo tomadas, e não justificar que a inteligência artificial deu tal resposta, mas, sim, que foi tudo programado. A gente tem controle sobre essas questões”.

O Twitter tem aplicado políticas de monitoramento da atividade de perfis falsos e o compartilhamento de fake news. Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro já tiveram publicações excluídas por conterem informações inverídicas e violarem os termos da rede social. O Twitter ainda não possui total controle sobre a atividade de perfis automatizados na plataforma, porém, os próprios usuários desenvolveram um robô sentinela para auxiliar no monitoramento, compartilha o pesquisador Moura Campos: “É um perfil criado pela própria comunidade para monitorar a atividade de contas ou hashtags. Ele analisa as características de interação, as publicações suspeitas e indica no perfil”.

Pensando no futuro, o mestrando visa à criação de um repórter robô que publique informações sobre a Amazônia Azul, o território marítimo brasileiro. “Estamos analisando dados e vendo o que pode ser interessante falar sobre esse domínio. Dentro dessa mesma temática de conservação ambiental, queremos colocar esse novo robô para funcionar e publicar mensagens sobre extensão territorial marítima brasileira.”

Ouça entrevista na íntegra pelo player acima.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.