Carolina Maria de Jesus, da favela para o mundo

O colunista Ricardo Alexino Ferreira comenta aspectos da vida e da obra de Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”

 30/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 24/04/2017 as 14:33

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

20160830_livro_quarto_despejoEm 1960,  foi publicado o livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, com tiragem inicial de 10 mil exemplares, esgotados em uma semana. A obra vendeu mais de 1 milhão de exemplares desde sua publicação e foi  traduzida em 14 línguas. A autora, Carolina Maria de Jesus, negra, semialfabetizada, catava papel na favela onde morava e teve de enfrentar a ira de sua própria comunidade após se tornar famosa. Carolina de Jesus, que nunca quis se casar por não querer se submeter a homem nenhum, é o tema desta semana da coluna do professor Ricardo Alexino Ferreira.

.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.