Cigarro aumenta em 15% o risco de doenças pulmonares graves

Colunista alerta para o risco de doenças que costumam acometer os fumantes, como a DPOC

 22/09/2020 - Publicado há 4 anos
Por

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, conhecida por DPOC, é uma obstrução da passagem do ar pelos pulmões, provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar, que é a destruição dos alvéolos. O colunista alerta que Chico Anysio foi vítima da doença e lembra o sofrimento do artista no fim da vida. Fumantes têm mais chances de contrair problemas graves pulmonares, por isso o consumo do tabaco deve ser evitado o mais cedo possível. Quanto mais tempo a pessoa fuma, maior é o risco de contrair a DPOC e suas consequências são irreversíveis.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.