USP ganha posições em ranking do THE e mantém liderança na América Latina

A Universidade subiu posições e foi classificada no grupo entre 201-250 do THE World University Ranking

02/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 12:01
Arte: Divulgação

A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o World University Ranking da consultoria britânica Times Higher Education (THE). O ranking foi divulgado hoje, dia 1° de setembro, durante o THE World Summit 2021, que acontece virtualmente entre os dias 1° e 2 de setembro.

Classificada no grupo de 201-250, a USP se iguala a instituições como a Universidade de Waterloo (Canadá), Universidade de Massachusetts (Estados Unidos) e Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel). No topo da lista estão a Universidade de Oxford (1° lugar), a Universidade de Stanford (2°) e a Universidade de Harvard (3°). Das dez primeiras posições, oito são norte-americanas e duas são britânicas.

A Universidade subiu posições em relação aos anos anteriores já que, desde 2016, mantinha-se no grupo de 251-300. Das cinco categorias de indicadores, a USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: ensino (74ª posição) e pesquisa (84ª).

Ao todo, o Brasil tem 52 instituições classificadas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, no grupo entre 401-500.

Em sua 17ª edição, o ranking avaliou mais de 1.500 instituições de ensino superior de 93 países. A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

Assista ao pronunciamento do reitor Vahan Agopyan, que participou de um dos painéis do THE World Summit 2021: