Você e o Pesquisador: uma conversa com Luigi Jovane

Pesquisador do Instituto Oceanográfico da USP falará sobre a importância do oceano e da ciência em nossas vidas; evento começa às 11h no Canal USP do YouTube

 24/08/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Você pode não saber, nem perceber, mas coisas que acontecem nas profundezas do oceano têm uma influência gigantesca na sua vida. O oceano exerce um papel fundamental na regulação do clima da Terra e, portanto, não há como prever o que vai acontecer com a gente aqui na superfície terrestre sem entender, também, o que está acontecendo debaixo d’água, no ambiente submarino.

“A importância do mar profundo na vida de todos nós é enorme”, diz o pesquisador Luigi Jovane, professor associado do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP). “Não é só o peixe que a gente come; é um valor que a gente não consegue imaginar.”

Especialista em geofísica, paleomagnetismo, paleoclimatologia, e veterano de várias expedições de pesquisa oceânica, Jovane será o próximo entrevistado da série Você e o Pesquisador, nesta quarta-feira, 26 de agosto, das 11h às 12h, com transmissão ao vivo pelo Canal USP do YouTube, neste link: https://youtu.be/xhVv3vNudGk. Metade do evento será dedicada a perguntas da audiência.

A mudança climática é apenas uma de suas várias áreas de pesquisa, mas talvez a de maior importância para o futuro da humanidade. “O clima está mudando e as crises climáticas estão se tornando cada vez mais frequentes. Temos que nos preparar”, alerta ele. “A gente precisa ser capaz de prever o que vai acontecer, e isso só é possível com pesquisa; muita pesquisa.”

Jovane estuda sedimentos marinhos para entender como o clima funcionava no passado e tentar prever, com base nisso, como ele poderá se comportar no futuro, em diferentes condições. Também pesquisa depósitos oceânicos de minerais raros, com grande potencial econômico e tecnológico; e um grupo de bactérias, chamadas “magnetotáticas”, que são sensíveis ao campo magnético da Terra e formam cristais de magnetita “puríssima e perfeitíssima”, com potencial para uso no tratamento do câncer.

“Se tem uma coisa que essa pandemia nos mostrou é que a pesquisa científica é a base de tudo”, reforça Jovane. “É a coisa mais valiosa que existe.”

A série Você e o Pesquisador é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, vinculada à exposição virtual Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida, que busca mostrar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira ao longo dos anos. As entrevistas acontecem a cada 15 dias e as gravações ficam disponíveis no Canal USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.