Webinar discute proteção de dados durante pandemia

Evento marca início das atividades de novo grupo do IEA-RP

30/07/2020 - Publicado há 4 anos

Com a pandemia de covid-19, diversas tecnologias de rastreamento passaram a ser usadas para monitorar a taxa de isolamento ou até alertar a possível proximidade com uma pessoa infectada. Porém, o compartilhamento de dados que elas permitem pode colocar em xeque os pilares da proteção de dados pessoais. Para debater os aspectos éticos e jurídicos dessa questão, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP realiza no dia 12 de agosto, a partir das 10h, o webinar Proteção de dados na pandemia de covid-19.

A participação é aberta a todo o público. A transmissão será feita pelo canal do IEA-RP no YouTube. Não serão emitidos certificados aos participantes.

O evento terá como palestrantes o professor da Universidade de Edimburgo, Rafael Lima Sakr, as professoras da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, Cristina Godoy Bernardo de Oliveira e Cíntia Rosa Pereira de Lima, e o professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, Evandro Eduardo Seron Ruiz.

Eles vão abordar temas como ética de Estado e desafios para a democracia, tecnologias de rastreamento pessoal, bases para o tratamento de dados e perigos do compartilhamento de dados pessoais durante a pandemia de covid-19.

O webinar também marcará o início das atividades do Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (Tech Law) do IEA-RP.

Mais informações: iearp@usp.br

Sobre os palestrantes

Rafael Lima Sakr tem doutorado pela London School of Economics and Political Science, mestrado em Direito pela Columbia University Law School e graduação em Direito pela USP. É docente da Edinburgh School of Law e o foco de sua atuação é o papel do Direito e dos advogados na governança global, no regionalismo comercial e no desenvolvimento econômico.

Cristina Godoy Bernardo de Oliveira é bacharel e doutora em Direito pela USP. Atualmente é professora de Graduação e Pós-Graduação da FDRP-USP. Integra ainda o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (Tech Law) do IEA-RP.

Cíntia Rosa Pereira de Lima é livre-docente em Direito Civil Existencial e Patrimonial pela FDRP-USP, onde é professora associada. Foi professora em Ano Sabático no IEA-RP e atualmente integra o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (Tech Law) do instituto.

Evandro Eduardo Seron Ruiz é professor associado do Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP-USP, onde é orientador no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. Foi professor em Ano Sabático no IEA-RP e atualmente integra o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (Tech Law) do instituto.