Qual tipo de atividade física você está fazendo na quarentena?

Especialistas de 13 países pretendem verificar aspectos atrelados à saúde física e mental durante isolamento; participação é com questionário on-line

 24/07/2020 - Publicado há 4 anos
Imagem: Reprodução/Pixabay

.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, em São Paulo, está participando de uma pesquisa com especialistas de 13 países sobre o papel da atividade física e do lazer no enfrentamento da pandemia. O estudo, chamado Atividade física e estratégias de enfrentamento durante a pandemia de covid-19, busca entender como as pessoas responderam ao coronavírus durante o período de quarentena em cada país e o que estão fazendo ou já fizeram em termos de atividade física referente a estratégias de enfrentamento da doença.

É possível colaborar respondendo a este questionário. Após a coleta das informações, os resultados serão compilados e apresentados à comunidade acadêmica. Estima-se a participação de 20 mil pessoas entre todos os países integrantes da pesquisa. Ela tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da USP e os voluntários precisam ter a partir de 18 anos. A participação é voluntária e as respostas serão mantidas em sigilo.

O estudo é coordenado internacionalmente pela professora Jingzhen Yang, da Ohio State University, nos Estados Unidos. No Brasil, é liderado pelo professor Ricardo Uvinha, vice-diretor da EACH e pesquisador na área da atividade física e lazer.

“A pandemia de covid-19 modificou abruptamente a rotina diária de atividades humanas ao redor do mundo, especialmente nos países mais afetados”, ressalta o professor Uvinha. “Entendo relevante a realização de estudos comparativos entre vários países, a fim de identificar os efeitos da atividade física e hábitos saudáveis no lazer relacionados às estratégias de enfrentamento da população.”

Ele destaca também a importância da participação da USP neste estudo, que envolve uma pós-doutoranda e alunos de mestrado e doutorado sob sua orientação. O projeto tem a coliderança no Brasil da professora Nara Oliveira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), junto com pesquisadores da universidade.

Acesse o questionário neste link.

Mais informações: e-mail giel@usp.br

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.