André Penteado revisita a Revolução Farroupilha

A colunista Giselle Beiguelman comenta o novo livro do fotógrafo, resultado de um projeto iniciado em 2013

 

 

 13/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 17/07/2020 as 16:16

 

 

Logo da Rádio USP

“Em seu novo livro, Farroupilha, o fotógrafo André Penteado nos põe diante da difícil e encantadora tarefa de ler imagens”, comenta Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens na Rádio USP (clique e ouça o player acima). “Desde 2013, ele se envolveu em um longo processo de pesquisa que denominou Rastros, Traços e Vestígios.”

A professora explica que o primeiro resultado desse projeto foi o livro Cabanagem, em 2015. Dois anos depois, apresentou Missão Francesa. “Agora André Penteado nos brinda com mais um capítulo dessa história de esquecimentos, dessa memória da amnésia, que é a história do Brasil com um trabalho inteiramente dedicado à Farroupilha. Resultado de um trabalho que envolveu seguidas viagens ao Rio Grande do Sul e, neste livro, o fotógrafo condensa um método que caracteriza o conjunto de sua obra. Ele escreve, visualmente, uma outra história do Brasil a partir dos seus ensaios fotográficos.”

Em Farroupilha, o fotógrafo instiga a reflexão sobre o passado e a realidade do cotidiano atual. “O André tem uma estratégia muito particular de desmistificar essa função documental da fotografia. Ele foca nas festas comemorativas da Farroupilha, nas imagens quase escatológicas dos churrascos, na indumentária das pessoas nas celebrações da revolta. E é a partir desses fragmentos que André nos aproxima da construção do imaginário da Farroupilha como uma espécie de assombração especular do Rio Grande do Sul para os gaúchos e sobre o Estado sulino.

Como os livros anteriores da série, o livro é acompanhado por um ensaio crítico de um especialista no tema. “Em Farroupilha, o texto foi escrito por Jocelito Zalla, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que não cumpre a função de legendar as imagens, pelo contrário, contextualiza o leitor nos debates contemporâneos sobre a Farroupilha. Há também um outro ensaio do crítico e curador Ronaldo Entler, que sintetiza a força desse livro e do conjunto da obra do André Penteado: “Ela se refere aos tempos que um acontecimento percorre até que possa nos devolver um olhar”.

 

Para conhecer e adquirir o livro, acesse: https://andrepenteado.com/

 

 


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.