Infecção aumenta risco de recorrência precoce de AVC

Estudo com mais de 780 mil internações por AVC na China sugere forte associação entre infecção e um novo episódio de AVC

 30/06/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre os impactos que infecções ocorridas na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral (AVC) podem provocar. O professor afirma que, embora a ocorrência de tais complicações seja comum, muitas vezes seus efeitos são negativos à evolução clínica dos pacientes.

Um estudo chinês, publicado pela revista Stroke, pesquisou a relação entre infecções durante o período hospitalar do paciente e a recorrência precoce do AVC em um banco de dados de hospitalização pela doença no país, revelando uma incidência de 9,6% de infecção durante a hospitalização, explica Pontes Neto. A pesquisa avaliou mais de 780 mil internações por AVC. 

Pacientes que sofreram complicações infecciosas no período de internação registraram uma taxa de 10,4% de recorrência precoce do AVC na hospitalização, revelou a pesquisa. 

“Esse estudo sugere uma forte associação entre infecção precoce e recorrência precoce de AVC e mostra a importância da internação em unidades de AVC, pois essa intervenção comprovadamente diminui as complicações infecciosas e melhora a evolução funcional dos pacientes”, conclui o professor.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.