Pesquisa mostra a importância da democracia no Brasil

Colunista Pedro Dallari comenta pesquisa do Datafolha que mostra que 75% dos brasileiros apoiam a democracia

Uma recente pesquisa do Datafolha, publicada no jornal Folha de S. Paulo, mostra o expressivo apoio da população brasileira à democracia. É justamente sobre isso que fala, esta semana, o professor Pedro Dallari em sua coluna na Rádio USP. “A pesquisa do Datafolha mostra que 75% dos brasileiros apoiam a democracia e apenas 10% aceitariam uma ditadura. A Folha de S. Paulo ressalta que este é o maior índice de apoio à democracia desde 1989. Então, por que o Brasil tem um presidente que apoia abertamente a ditadura e só tem palavras de elogio ao regime militar que vigorou no País de 1964 a 1985″, questiona o colunista. “Certamente, a insatisfação com as alternativas tradicionais levou à opção heterodoxa, fora dos padrões normais”, afirma ele.

“É preciso lembrar que, nas eleições de 2018, após 20 anos de governos de tendência social-democrata de diferentes matizes, o desemprego atingia 13 milhões de pessoas, havia corrupção e os serviços públicos eram muito precários. A opção por uma alternativa heterodoxa não se deveu ao apoio ao discurso pró-ditadura, mas sim a uma rejeição às alternativas tradicionais”, explica Dallari. “Essa opção por alternativas fora dos padrões ocorreu em vários países do mundo, o que levou a uma precipitada avaliação de que a democracia estaria em crise no mundo globalizado”, afirma ele. “O equívoco nessas análises é achar que a crise é da democracia, quando, na verdade, a crise é na democracia. A população não é contra a democracia, mas é contra governos ruins e contra os partidos políticos tradicionais, que perderam a conexão com a sociedade”, finaliza.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar toda quarta-feiraa às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.