USP Ribeirão precisa de voluntários para validar questionário que avalia presença de traços patológicos na personalidade

Estudo tem como objetivo traduzir para o português do Brasil o Inventário de Personalidade para o DSM-5 (PID-5)

 08/06/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Cada pessoa tem um conjunto de características que determinam quem ela é, ou seja, sua personalidade. Os indivíduos se diferenciam pela forma que pensam, agem e se comportam.

Pesquisa de doutorado no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP precisa de voluntários para validar para o português do Brasil o Inventário de Personalidade para o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais  5ª edição (PID-5); referência criada pela Sociedade Americana de Psiquiatria, é um instrumento que identifica a presença de traços patológicos na personalidade de um indivíduo.

O objetivo do estudo é traduzir o inventário do inglês para o português do Brasil e descobrir se, de fato, o questionário é válido. Os resultados da pesquisa ajudarão nos estudos de profissionais da área.

Para participar do estudo, gratuito, é necessária idade igual ou superior a 18 anos. Os participantes responderão a três questionários, onde preencherão seus dados pessoais e dados de sua personalidade. O questionário pode ser respondido aqui. Pode ser possível ainda que, de 7 a 10 dias após a primeira aplicação do estudo, o voluntário seja sorteado para participar mais uma vez do projeto. 

A pesquisa é da psicóloga Ana Maria B. Ferreira, orientada pela professora Flávia de Lima Osório, e os interessados nos resultados da pesquisa deverão entrar em contato com o Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento pelo telefone (16) 3602-2703 ou pelo telefone da pesquisadora (16) 99185-5007, ou pelo e-mail estudopersonalidade@gmail.com.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.