Professora da USP Ribeirão entra para a Academia de Ciências da América Latina

Professora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Elaine Del Bel também é presidente da Federação das Sociedades da América Latina e do Caribe para Neurociências

 09/06/2020 - Publicado há 4 anos
Por

A professora titular do Departamento de Biologia Básica e Oral da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, Elaine Aparecida Del Bel Belluz Guimarães, é a mais nova integrante da Academia de Ciências da América Latina (Acal). Graduada em Biologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto, Elaine tem mestrado e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Também é presidente da Federação das Sociedades da América Latina e do Caribe para Neurociências (Falan) e presidente da Sociedade de Neurotoxicidade. 

A Acal foi criada por um grupo de pesquisadores científicos da América Latina, em 1982, para homenagear o líder político Simón Bolívar, um revolucionário importante para a independência de vários países da América do Sul. Tem como missão promover e contribuir com o desenvolvimento das ciências matemáticas, físicas, químicas, da vida e da terra e suas aplicações para o desenvolvimento e integração humana, cultural e social da América Latina e do Caribe. Por isso promove eventos científicos, avaliação do potencial de pesquisa da América Latina e do Caribe, intercâmbio de pesquisadores e formação de redes regionais de pesquisa. 

A Academia tem atualmente mais de 250 membros de diversos países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. A professora comemora o ingresso e vê como uma “distinção fazer parte da Acal”, onde iniciou as atividades em maio. 

A expectativa da pesquisadora, bem como a da Acal, é participar e organizar reuniões em sociedades científicas e acadêmicas nos países latino-americanos que utilizam os recursos humanos da Academia. “Assim posso contribuir e promover com o desenvolvimento das ciências e da integração humana, cultural e social da América Latina e do Caribe”, afirma.   

A eleição de novos candidatos para a Acal é anual e por indicação dos membros e a lista de acadêmicos selecionados para a Academia em 2019-2020 está aqui


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.