Governo lança plano de assistência a idosos

Objetivo é reforçar a atenção primária à saúde dos idosos em situação de vulnerabilidade, fornecendo diagnósticos e até isolamento social para esses pacientes

 28/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 29/05/2020 as 13:45
Por
Logo da Rádio USP

Neste mês, o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional de Contingência para o Cuidado às Pessoas Idosas em Situação de Extrema Vulnerabilidade Social, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O objetivo é reforçar a atenção  primária, promovendo diagnóstico, promoção de isolamento e testagem nos pacientes que apresentarem sintomas.

O foco do programa serão os idosos em situações mais vulneráveis. A iniciativa atenderá, prioritariamente, a população idosa vinculada às Instituições de Longa Permanência para Idosos e beneficiários de programas sociais, como aqueles inscritos no Cadastro Único. A doutora Nereida Lima, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP) da USP, explica por que os pacientes geriátricos são mais suscetíveis a doenças como a covid-19 e conta quais medidas relacionadas ao Plano Nacional já estão sendo aplicadas no HC.

Saiba mais ouvindo a matéria na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.