Encontros virtuais promovem saúde e engajam estudantes

Ana Claudia Germani conta que a ideia da Faculdade de Medicina é buscar fortalecer fatores de proteção à saúde que incentivem a interação social em meio ao distanciamento

 27/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 28/05/2020 as 17:17
Logo da Rádio USP

Em meio à pandemia, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) utiliza uma sala de encontros virtuais para promover a saúde e engajar os estudantes. A professora Ana Claudia Germani, do Departamento de Medicina Preventiva da FM e coordenadora do Eixo de Promoção da Saúde, fala sobre a iniciativa em entrevista para o Jornal da USP no Ar.

De acordo com Ana Cláudia Germani, a ideia do projeto é reconhecer e cultivar fatores de proteção à saúde que os alunos tinham na faculdade presencial, como extensão, atividades extracurriculares e os próprios encontros cotidianos. O projeto busca promover esse tipo de interação para fortalecer recursos que ajudem discentes e docentes a superar este período.

A fim de incentivar o contato, o ambiente virtual conta com tópicos que guiam o início das conversas: arte, fotografia, dança, música, literatura, gastronomia, jardinagem e por aí vai. Isso inicialmente, pois, segundo a professora, com o tempo surgiram demandas por outros conteúdos. Os alunos propuseram temas como comunicação não violenta, visto a necessidade de melhorar a convivência doméstica em um momento de isolamento, e cuidados com crianças e idosos, também na lógica de se adaptar à pandemia.

“É uma sala que está recém-aberta, que as pessoas estão começando a circular; aí a gente vai entendendo melhor essas necessidades e potências. O legal é isso, estamos vendo as pessoas mandarem suas poesias, desenhos, algumas mensagens tímidas, que também estimulam. A iniciativa envolve os quatro cursos da Faculdade de Medicina: medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional”, comenta Ana Claudia sobre a Sala de Encontros, que já tem mais de 120 inscritos e 50 atividades.

Confira a íntegra da matéria no link acima.

informações atualizadas em 28/05/2020.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.