Ibuprofeno e cloroquina não são recomendáveis para tratar covid-19

Ana Catharina Nastri explica que os medicamentos podem causar efeitos colaterais e a indicação é o paracetamol e a dipirona

 23/03/2020 - Publicado há 4 anos
Foto: Carlos Severo/ Fotos Públicas

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que não há contraindicações no uso do ibuprofeno anti-inflamatório popularmente usado para dor, febre e inflamações –, porém, alguns profissionais da saúde no Brasil não recomendam o uso e advertem sobre a possibilidade de efeitos colaterais.

A professora Ana Catharina Nastri, do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, comenta que o uso de anti-inflamatórios como o ibuprofeno pode acarretar problemas renais e linfáticos, logo, o mais recomendável é mesmo o uso do paracetamol e da dipirona no tratamento da doença. “Essa polêmica começou porque, na observação dos pacientes na China, notaram que os usuários de medicamentos para hipertensão poderiam estar relacionados a uma piora da doença. O vírus precisa penetrar na molécula e alguns medicamentos podem aumentar isso, mas com o ibuprofeno poderia ter uma redução. Nos nossos estudos isso ainda ficou muito controverso. Isso não se confirma.” 

Quanto ao uso de cloroquina – medicamento regularmente usado no tratamento da malária e do lúpus –, a professora afirma que, mesmo com o surgimento da hipótese de que possa ajudar no tratamento do novo coronavírus, os estudos ainda são preliminares e não conclusivos: “Alguns dados mostraram benefícios da cloroquina, mas outros não. Alguns ambulatórios estão fazendo uso controlado, mas ainda não se sabe a efetividade. Estamos na fase de estudos. Não é um medicamento totalmente sem efeitos colaterais”. Somente pacientes em situações específicas estão sendo testados com cloroquina. Ana Catharina adverte que o medicamento não deve ser usado em casa, pois pode ter efeitos colaterais e ainda gerar desabastecimento para os pacientes que necessitam dele para tratar outras doenças.

Em cerca de 80% dos casos, a manifestação do novo coronavírus no organismo é branda, assemelhando-se a sintomas comuns de gripe. Nesses casos, é recomendado que o tratamento seja feito em casa: “O importante é não sobrecarregar o atendimento dos serviços públicos de saúde. Uma gripe, uma tosse, uma febre baixa não justificam procurar o pronto socorro”, afirma Ana Catharina. Lembra ainda que a procura por unidades de saúde deve acontecer caso os sintomas contemplem falta de ar, mialgia, prostração e confusão mental. 

Nesta segunda-feira (23), começa a campanha de vacinação contra a gripe causada pelo vírus influenza, que foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus. Os grupos prioritários para receber a vacina são os idosos e os profissionais de saúde. Ana Catharina afirma que quem está ou teve sintomas de gripe deve tomar a vacina, que age contra os diversos tipos de vírus influenza, exceto contra o coronavírus, mas é uma forma de prevenir outras gripes. A especialista informa que, no momento da vacinação, é preciso manter os cuidados preventivos contra a covid-19, como evitar aglomerações.

Ouça a entrevista na íntegra pelo palyer acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.