USP cria rede colaborativa de laboratórios para diagnosticar coronavírus

A Universidade também está disponibilizando leitos para instalação de UTIs

20/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 10:35

A Universidade de São Paulo colabora intensamente com as autoridades sanitárias, desenvolvendo estudos para melhor conhecer a atuação do coronavírus e combatê-lo adequadamente.

Na última quinta-feira, dia 19 de março, foi criada uma rede colaborativa da USP para auxiliar nos diagnósticos do coronavírus, incluindo laboratórios de 17 Unidades da Universidade.

Os trabalhos da Rede Colaborativa da USP serão coordenados pelo professor titular de Oncologia da Faculdade de Medicina da USP (FM), Roger Chammas, na qualidade de coordenador, e pelo diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Luís Carlos de Souza Ferreira, na qualidade de vice-coordenador. A rede já conta com um grande número de voluntários.

“É muito tocante ver como os pesquisadores da USP são solidários neste momento”, destaca Chammas. “Estou convencido de que estamos fazendo o melhor possível”, acrescenta.

“Estamos trabalhando para ajudar nossos hospitais a lidar com o desafio do diagnóstico rápido e seguro para a covid-19”, reforça Ferreira.

A colaboração da USP inclui, ainda, a disponibilização de leitos hospitalares para a instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), equipamentos e recursos humanos para a realização de testes laboratoriais para detecção da doença.

Além disso, vários docentes da Universidade têm assento na Comissão de Contingência do Estado de São Paulo, que orienta o combate à pandemia no Estado.

Acompanhe as ações internas e externas da USP em coronavirus.usp.br