“A Sabedoria do Bibliotecário” é o terceiro volume da Coleção Bibliofilia

Com autoria de Michel Merlot, o livro presta homenagem ao bibliotecário a partir de um relato pessoal

 06/03/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na coluna Bibliomania, que foi ao ar no dia 6 de março, a professora Marisa Midori apresentou A  Sabedoria do Bibliotecário, de Michel Merlot, terceiro título da Coleção Bibliofilia, publicação da Ateliê Editorial, em parceria com Edições Sesc, dirigida por ela ao lado do editor e professor da USP, Plínio Martins Filho.

Segundo a professora, o livro presta homenagem ao bibliotecário, como o próprio autor. Formado  pela École Nationale des Chartes, de Paris, com uma carreira dedicada aos livros e ao patrimônio francês, dirigiu por muitos anos a seção de gravuras e de estampas da Biblioteca Nacional da França e atuou no Ministério da Cultura francês, onde cuidou de um levantamento bastante extenso e exaustivo do patrimônio francês, no final do século 20, como relata Marisa. E acrescenta que, atualmente aposentado, se dedica à atividade ensaística.

“Estamos diante de um relato bastante pessoal, em que o nosso autor não apenas reflete sobre sua profissão, mas conta vários casos vividos por ele durante os anos em que atuou como bibliotecário”, conta Marisa. São sete curtos capítulos, o último deles, “talvez a pergunta de todo bibliotecário para o leitor de uma biblioteca: Encontrou o que procurava?”

Ouça no link acima a íntegra da coluna Bibliomania.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.