Música antiga portuguesa é destaque na Rádio USP

Programa “Momento Música na USP” exibiu em janeiro obras criadas em Portugal nos séculos 16 e 17

 13/02/2020 - Publicado há 4 anos

Ouça no link abaixo o programa Momento Música na USP – “Música Antiga Portuguesa 1”, transmitido no dia 7 de janeiro de 2020 pela Rádio USP (93,7 MHz): 

Logo da Rádio USP

Ouça no link abaixo o programa Momento Música na USP – “Música Antiga Portuguesa 2”, transmitido no dia 14 de janeiro de 2020 pela Rádio USP (93,7 MHz): 

Logo da Rádio USP

Ouça no link abaixo o programa Momento Música na USP – “Música Antiga Portuguesa 3”, transmitido no dia 21 de janeiro de 2020 pela Rádio USP (93,7 MHz): 

Logo da Rádio USP

Ouça no link abaixo o programa Momento Música na USP, transmitido no dia 21 de janeiro de 2020 pela Rádio USP (93,7 MHz), que apresentou o Trio para Clarineta, Violoncelo e Piano, de Johannes Brahms:

Logo da Rádio USP

A música antiga portuguesa foi o principal destaque do programa Momento Música na USP, da Rádio USP (93,7 MHz), em janeiro passado. Nos programas transmitidos nos dias 7, 14 e 21 daquele mês, foram apresentadas composições criadas em Portugal nos séculos 16 e 17, presentes no CD Música Antiga Portuguesa, gravado em 1999 pelo Coral da USP, com regência de Alberto Cunha, como parte dos eventos relacionados ao aniversário de 500 anos do início da colonização portuguesa no Brasil. Já a edição do dia 28 de janeiro trouxe uma obra do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897). Transmitido sempre às terças-feiras, às 21 horas, Momento Música na USP destaca obras musicais interpretadas por orquestras, corais e solistas ligados à USP.

Natal és Nasçido, música de Dom Pedro de Cristo (1545/1550-1618), e Ave Maris Stella, de Estêvão de Brito (1570-1641), foram algumas obras apresentadas no dia 7. Outras composições exibidas nesse dia foram Pois Sois Mãe da Flor do Campo, de autoria desconhecida e tom mais popular, e Sã Qui Turo Zente Pleta, obra que incorpora o dialeto da Guiné e tem toques de exotismo.

Partitura de uma obra de autoria de Pedro de Cristo (1545/1550-1618) – Foto: Arte sobre Reprodução

No programa transmitido no dia 14 de janeiro, foi apresentada a Missa Philippina, para coro, escrita pelo frei Manuel Cardoso (1566-1650), que atuou como organista e compositor do Convento do Carmo, em Lisboa. A Missa Philippina foi composta em honra a Filipe IV, rei da Espanha, como teste de admissão para assumir o posto de compositor da corte. Com Duarte Lobo, Filipe de Magalhães e João Quarto de Portugal, frei Manuel Cardoso é um dos maiores representantes da era dourada da polifonia portuguesa.

No dia 21, foi a vez de apresentar vilancetes criados em Portugal entre 1500 e 1700 – uma época de grande vigor artístico e cultural para os lusitanos. O vilancete é um tipo de poema em que as estrofes são intercaladas por um refrão. Os versos do refrão sempre voltam, enquanto o poema se desenvolve.

No dia 28, Momento Música na USP exibiu o Trio para Clarineta, Violoncelo e Piano, opus 114, de Brahms, na interpretação dos professores do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Luis Afonso Montanha (clarineta), Bob Suetholz (violoncelo) e Gilberto Tinetti (piano).

Ouça nos links acima a íntegra dos programas.

O programa Momento Música na USP é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às terças-feiras, às 21 horas, inclusive via internet, no endereço www.jornal.usp.br/radio.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.