Maçã é mesmo fruta? Blog traz curiosidades e informação sobre plantas

Criado por pós-graduandas da USP, página busca “plantar consciência por meio da ciência das plantas”

14/01/2020 - Publicado há 4 anos
Objetivo da plataforma é realizar divulgação científica sobre biologia vegetal – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Tornar o conhecimento científico sobre biologia vegetal mais acessível a estudantes, profissionais e ao público em geral. Este é o objetivo do blog PlantaconsCiência, criado por estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. Além de curiosidades sobre plantas, a plataforma traz resenhas críticas sobre artigos científicos e vídeos informativos.

As responsáveis pelas publicações são as alunas do pós-doutorado do Departamento de Ciências Biológicas, Francynês Macedo, Magda Andréia Tessmer, e as doutorandas de Fisiologia e Bioquímica de Plantas, Márcia Gonçalves Dias e Fábia Barbosa da Silva. A equipe de mulheres também busca atrair a atenção de meninas e jovens estudantes para a carreira científica e acadêmica.

“Encontramos neste trabalho uma forma de compartilhar o conhecimento a que temos acesso por meio da Esalq. Acreditamos que nossa iniciativa pode servir de inspiração para outras pessoas”, explica Francynês.

Uma das publicações mais recentes aborda o fato de a maçã não ser um fruto verdadeiro, mas um pseudofruto, denominação dada a plantas comestíveis que não se formam a partir do ovário das flores. “Consumimos um fruto, mas não sabemos quase nada sobre ele. Como é a sua estrutura, a anatomia, que tipo de compostos tem, por que ele faz bem à nossa saúde, então existe um universo a explorar”, afirma Magda.

O blog traz ainda conteúdos sobre biomimética, eletrofisiologia e diversas outras curiosidades sobre as plantas. No programa produzido pelo podcast Estação Esalq é possível ouvir mais sobre a iniciativa. Para entrar em contato com as criadoras da plataforma, escreva para o e-mail plantaconsciencia@gmail.com.

Letícia Santin/Estagiária de Jornalismo da Divisão de Comunicação da Esalq