Brasileiros vivem, em média, 30 anos a mais que em 1940

Setores específicos precisam se atualizar para atender à população idosa que cresce rapidamente

 11/12/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O brasileiro está vivendo mais, segundo informações divulgadas na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. De 1940  a 2018, a expectativa de vida do brasileiro aumentou, em média, 30,8 anos: passou de 45,5 anos para 76,3 anos. 

O processo vem se sustentando e aumentando além das expectativas dos pesquisadores, conta o geriatra e professor da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Paulo Formighieri. Mas o professor alerta para o fato de esse maior tempo de vida não vir necessariamente acompanhado da mesma qualidade de vida. 

Formighieri conta que existem movimentos e iniciativas voltadas para essa nova realidade. Mas, como a mudança vem ocorrendo de forma muito rápida, a pressão por serviços específicos para atender a essa população deve crescer, exigindo atualização de vários setores. O professor explica que o aumento dessa demanda estava previsto, mas não de modo tão rápido e por tanto tempo. Para ele, ainda  não está claro até quando vai essa tendência. 

Como forma de ampliar esses serviços específicos, recentemente, em Ribeirão Preto, foi reativada a subregional da Abraz, a Associação Brasileira de Alzheimer, entidade criada com a ideia de apoiar o cuidador e o familiar e proporcionar o desenvolvimento do conhecimento do Alzheimer e de outras demências. Para além do apoio e capacitação, a Abraz pode contribuir para desfazer o estigma de que a demência é algo que faz parte do envelhecimento.

A principal atividade da Abraz em Ribeirão Preto são as reuniões mensais e palestras que acontecem no Eceu, Espaço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que fica na Avenida Nove de Julho, 980. 

Ouça no link acima a entrevista na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.