Na Inglaterra já se fala em “desuberização”

Prefeitura de Londres proíbe, pela segunda vez, atuação do Uber na cidade

 02/12/2019 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Pressões e tendências, manifestações pela desprivatização das telecomunicações e da internet vêm sendo discutidas desde a semana passada na coluna do professor Gilson Schwartz.

Agora, a nova vertente em foco é o número de informações falsas dos motoristas de Uber na Inglaterra. Buscando driblar a legislação, identidades falsas foram utilizadas para burlar as regras do aplicativo. Essa identificação fica exposta no painel do carro. Mas, como irregularidades foram verificadas, as autoridades públicas estão desprivatizando o transporte, que é coletivo e compartilhado, obrigando o Uber a repensar seu modelo de negócio.

O professor Schwartz lembra que “o caso do Uber no Brasil é também preocupante, mas ele vai se enquadrar nessa grande tragédia nacional que é o mercado de trabalho frágil, sem dinamismo, com tecnologia e sem tecnologia. Ele se torna cada vez mais vulnerável e é difícil pensar num crescimento de longo prazo”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.