Instituto de Arquitetos premia Plataformas Tecnológicas

O Instituto de Arquitetos do Brasil/São Paulo introduz novas categorias em sua tradicional premiação

02/12/2019 - Publicado há 4 anos

O Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento de São Paulo, traz novidades em seu tradicional prêmio. “Além de introduzir novas categorias, modificou radicalmente a natureza da premiação em si, com um sistema que procura evitar a lógica da competição, tão arraigada nas classificações, em primeiro, segundo e terceiro lugares”, explica a professora Giselle Beiguelman, em sua coluna Ouvir Imagens (clique no player acima).

A professora integrou o júri da nova categoria Plataformas e Suportes Tecnológicos.  “Selecionamos quatro projetos. São muito diferentes entre si, mas têm um elemento comum importante: todos respondem a demandas sociais das cidades brasileiras, operando no cruzamento do urbanismo contemporâneo com as novas tecnologias orientadas para a participação e gestão coletiva e colaborativa”, observa.

Entre outros fortes candidatos, o júri selecionou: a aplicação para consultas públicas do município, desenvolvida pela São Paulo Urbanismo e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano Municipal; o  projeto Cartografias contra-hegêmonicas, desenvolvido no IAU-USP, feito com moradores de um núcleo informal de São José dos Campos; a plataforma na internet do LabCidade, da FAU-USP, uma plataforma de difusão de temáticas do urbanismo que realiza um importante trabalho de difusão e interlocução com movimentos sociais; e a Rádio Saracura, um embrião de rádio comunitária que tem a proposta de contar a história do Bexiga a partir das múltiplas vozes desse bairro de São Paulo, recuperando outras narrativas indígenas, afrodescendentes, italianas, portuguesas e nordestinas daquele espaço.

A análise dos jurados, segundo a professora, seguiu o escopo do edital, dando ênfase às tecnologias sociais, à interlocução entre redes e ruas. “Nossa análise considerou, para a escolha dos projetos de referência na área de plataformas e suportes tecnológicos, os conceitos motivadores de cada proposta, a forma de uso das tecnologias e a sua inserção em um projeto político de transformação urbana.”

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.