Jornal norte-americanos torna-se instituição sem fins lucrativos

Lins da Silva explica que essa é mais uma tentativa de sobrevivência da mídia local nos Estados Unidos, e pode dar resultados interessantes

 11/11/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 13/11/2019 as 17:22

Logo da Rádio USP

Recentemente, o jornal norte-americano Salt Lake Tribune recebeu permissão para se tornar uma instituição sem fins lucrativos, tornando-se o primeiro jornal nos Estados Unidos que não trabalha para dar lucro para seus proprietários. Na coluna dessa semana, o jornalista e professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta a iniciativa e afirma que essa é uma das possibilidades de sobrevivência do jornalismo. “Quem também defendia essa ideia era o jornalista Alberto Dines. Sendo sem fins lucrativos, o jornal pode manter sua missão de cidadania sem se preocupar com interesses de grupos”, lembra o professor. Além disso, o veículo pode receber anúncios, e os anunciantes podem abater esse valor do imposto de renda.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.