História é ciência que advém da investigação de fatos e documentos

Ela permite o desenvolvimento e educação da população, contribuindo para a formação da cidadania

 08/11/2019 - Publicado há 4 anos

Na coluna desta semana, a professora Eunice Prudente destaca a importância da história e sua contribuição na formação da cidadania. Através dela, é possível verificar a constituição dos direitos humanos, mostrando o quanto são fundamentais. A partir da educação e do conhecimento dos fatos históricos, o ser humano se torna um adulto consciente de seus direitos e deveres.

A professora Eunice Prudente também questiona o fato de o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano não ter abordado um acontecimento da nossa história contemporânea política, a ditadura. Ela lembra que somente após esse período foi criada a Constituição de 88. A professora cita que a não discussão desse período “é um fato muito grave, que contraria a nossa Constituição, quando esta dispõe sobre o direito à educação como um direito fundamental.  Portanto, a história contemporânea política é vital”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.