Atitude do presidente do Chile diz muito sobre democracia

Renato Janine fala de democracia, AI-5, e das atitudes do presidente chileno diante das manifestações no Chile

 06/11/2019 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Renato Janine Ribeiro comenta a fala do deputado Eduardo Bolsonaro sobre uma possível volta do AI-5 caso a esquerda radicalize no Brasil e ocorram protestos como os do Chile. A análise é feita a partir das atitudes tomadas pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, um governo de direita, diante dos protestos. “Manifestações como a chilena fazem parte da democracia”, aponta o colunista.

Janine lembra da reação muito dura de Piñera frente às manifestações, quando o presidente chileno disse estar em guerra contra um inimigo poderoso, sem perceber que esse inimigo era, na verdade, o povo chileno. E a repressão foi feita de maneira um tanto quanto selvagem, pois morreram quase 20 pessoas – “o que é odioso, detestável e precisa ser apurado”.

Mas, depois de perceber a envergadura das manifestações, o presidente do Chile voltou atrás e tomou várias decisões, entre elas, aumentar o salário mínimo. Piñera não cogitou em nenhum momento suspender as liberdades democráticas, nem ameaçou restaurar o regime do general Augusto Pinochet, nem tampouco pensou em acabar com a democracia chilena.

“Muito ao contrário, Piñera chamou a presidente anterior, Michelle Bachelet, atual Comissária de Direitos Humanos da ONU – Organização das Nações Unidas e que, nessas condições, inclusive, criticou severamente o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela. Pois bem, o presidente Piñera chamou a ex-presidente Bachelet para verificar os abusos e para por fim às violências. Esse é um exemplo de atitude democrática que deveríamos respeitar”, diz o colunista.

Ouça, no link acima, o áudio na íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.