Agrotóxicos utilizados na agricultura contaminam água brasileira

Rafael Junqueira Buralli, doutorando da Faculdade de Saúde Pública da USP, mostrou-se preocupado com as possíveis consequências para a saúde

 23/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 06/11/2019 as 16:04
Por
Logo da Rádio USP

Informações reunidas pelo Repórter Brasil, a partir de dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), órgão que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento, mostraram que pelo menos 25% dos municípios brasileiros detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar.

Para Rafael Junqueira Buralli, doutorando da Faculdade de Saúde Pública da USP, os resultados são extremamente preocupantes, já que o estudo não avaliou a maioria dos municípios e pelo fato de os efeitos dessa mistura de agrotóxicos ainda não serem conhecidos.

Rafael explicou que a maioria desses agrotóxicos provém da agricultura e que ainda não há meios de retirá-los da água, e explicou que a única forma atual de evitar a contaminação das águas é impedir que os agrotóxicos utilizados no campo cheguem na água.

Confira acima a matéria completa.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.