Cerimônia marca abertura da Semana Luiz de Queiroz e do Esalqshow em Piracicaba

Eventos serão promovidos até o dia 11 de outubro, culminando, no sábado, com a reunião de congraçamento dos graduados da escola

10/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/10/2019 as 16:58
A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Esalq, no campus de Piracicaba – Foto: Gerhard Waller / Divisão de Comunicação da Esalq

A cerimônia de abertura da 62ª Semana Luiz de Queiroz e do Esalqshow 2019 agitou a manhã no campus de Piracicaba no dia 9 de outubro e contou com a presença de autoridades locais, empresários, dirigentes da Universidade, além de estudantes e funcionários da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Os eventos serão promovidos até o dia 11 de outubro, culminando, no sábado, dia 12, com a reunião de congraçamento dos graduados da escola, com destaque para as comemorações dos 50 anos da turma de 1969 e dos 25 anos das turmas de 1994.

+ Mais

Nos próximos três dias, USP em Piracicaba será o centro do agronegócio

Os atos tiveram início em frente ao Edifício Central da Esalq, com hasteamento de bandeiras e a instalação simbólica do Gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento na Escola.

“A nossa missão principal é fomentar iniciativas de inovação e empreendedorismo e temos a satisfação de contar com uma delegação chinesa acompanhando o evento. Este é um marco do início das relações com a comunidade científica chinesa. Salientamos também as presenças de representações dos governos estadual e federal, o que fortalece ainda mais o papel da Universidade”, destacou o diretor da Esalq, Durval Dourado Neto.

A programação incluiu também a assinatura de um protocolo de intenções entre a USP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Secretaria Estadual de Agricultura, que prevê a criação de um Centro de Inovação em Melhoramento Genético e Biotecnologia Agrícola ligado à Esalq.

“A USP tem buscado atuar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. Entre esses objetivos temos a questão da alimentação, que perpassa por mais de um deles. Nesta escola e em outras unidades da USP, temos a capacidade e devemos contribuir fortemente nessa área. Entre as ações que estamos desenvolvendo à frente da nossa gestão, uma delas é atribuir cargos docentes para a criação de centros especializados, como este novo núcleo que deverá ser criado na Esalq, e este será um processo competitivo dentro da Universidade”, considerou o vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes.

O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira (à esquerda), e o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes – Foto: Gerhard Waller / Divisão de Comunicação da Esalq

Cátedra

A cerimônia ainda contou com atividades da Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados, voltada para discussão e realização de atividades abertas à participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição. O titular da cadeira, Marcos Sawaya Jank, fez uma palestra sobre o tema Desafios globais da agricultura brasileira.

Também foi promovida a outorga do Prêmio Novo Agro, uma parceria da Cátedra com o Banco Santander para reconhecer e valorizar as atitudes e espíritos empreendedores do produtor rural brasileiro. Foram contemplados oito profissionais de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso nas categorias inovação, sustentabilidade, empreendedorismo e mulher na gestão.

O diretor da Esalq, Durval Dourado Neto, foi o anfitrião da cerimônia – Foto: Gerhard Waller / Divisão de Comunicação da Esalq

“Aqui são formadas centenas de profissionais que continuadamente desenvolvem a agricultura tropical. Por muitos anos tentamos copiar as soluções das áreas temperadas e, a partir do momento que passamos a investir e inovar, o agro brasileiro muda de rota e passa a ser o farol da economia brasileira. A Esalq é o berço desses profissionais, aqui se constroem pensadores e não apenas técnicos agrícolas”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

Para o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Flávio Campestrin Batarello, “a integração entre o poder público, o setor privado e a universidade é fundamental. É o que nos ecossistemas de inovação está batizado de tripla hélice”.

Comunicação

Para dar maior visibilidade às ações da instituição, durante o evento, foram apresentados os novos projetos desenvolvidos pela Divisão de Comunicação da Escola:  o podcast Estação Esalq, o aplicativo Esalqnet, a série de TV Passaporte Acadêmico, o estúdio itinerante para transmissões ao vivo e o curso de difusão Produção de Conteúdo para Divulgação Acadêmica e Científica: Texto, Imagem e Som.