Raquel Rolnik comenta mudança de nome do Minhocão

O nome foi alterado de Elevado Costa e Silva para Elevado presidente João Goulart

04/08/2016 - Publicado há 8 anos

Ouça a íntegra da coluna “Cidade para Todos”, da professora Raquel Rolnik:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: André Tambucci/Fotos Públicas

O prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou uma lei que altera o nome do Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, para Elevado Presidente João Goulart. A mudança já havia sido aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo. Esta foi apenas uma das alterações previstas num programa desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos, que pretende renomear 400 vias públicas na cidade.

A professora Raquel Rolnik acredita que, apesar do novo nome, a população deve continuar chamando o elevado de Minhocão. Ela considera que a medida traz consigo grande importância simbólica, já que muitas vias têm nomes que nada dizem aos cidadãos de São Paulo, ou que jamais seriam escolhidos por eles se tivessem o arbítrio para tanto. Raquel lamenta, no entanto, que João Goulart tenha sido escolhido para nomear o que ela afirma ter sido uma “intervenção urbanística de triste memória”.