Um dos maiores pesquisadores de AVC do País morre em Joinville

Expoente da Neurologia Vascular, Norberto Cabral ajudou a criar a primeira unidade de tratamento de AVC da América Latina

 01/10/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição o professor Octávio Pontes Neto fala sobre a morte do professor Norberto Cabral, pesquisador do Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

De acordo com o professor, Cabral é um dos expoentes da neurologia vascular e da pesquisa clínica sobre AVC no Brasil. Ao lado de outros neurologistas da cidade de Joinville o professor criou um banco de dados populacional chamado joinvasc, um registro prospectivo dos casos de AVC, um marco para o entendimento da epidemiologia do AVC no Brasil e na América Latina.    

Em Joinville, ajudou a criar a primeira unidade de AVC da América Latina, contribuindo para pesquisas que comprovaram que o paciente com Acidente Vascular Cerebral, quando internado em uma unidade especializada em AVC, evolui mais e tem menos incapacidade.

Pontes Neto fala que é difícil elencar um legado para o professor Norberto Cabral, mas suas contribuições científicas na pesquisa sobre AVC são importantes. “Sem dúvida, um legado que ele deixa é de indignação contra as injustiças sociais e um exemplo de que a pesquisa científica, epidemiológica, com foco em prevenção é muito importante para fornecer informações e mudar a realidade”, comenta.

Ouça acima na íntegra a coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.