Explicações científicas também envelhecem, afirma Marcondes Filho

“Mudança dos paradigmas nem sempre se dá no ambiente acadêmico dos laboratórios e centros de pesquisa”, diz colunista

 24/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 29/03/2017 as 18:09

cab_ciro_marcondes

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Explicações científicas também podem ficar velhas, afirma o professor Ciro Marcondes Filho em sua coluna “Ciência Feliz”. Ele explica que toda época tem seu paradigma, ou seja, um conjunto mais ou menos coerente de bases lógicas e explicações,  que tentam compreender como se manifesta a realidade, que problema se pode pesquisar e com que método.

“Com o tempo surgem certas anomalias, situações meio que inexplicáveis – nesse caso, pode-se dizer que a explicação científica envelheceu”, diz Marcondes Filho.

É quando surge uma nova explicação para as mesmas anomalias, mas ela raramente segue os caminhos do conhecimento anterior.

Logo da Rádio USP

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.