Gênese da existência humana já apresentava violência contra a mulher

Sexismo e racismo são formas atrasadas de pensar, diz a professora Eunice Prudente

 27/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Como a violência contra a mulher se inicia na nossa cultura? Este é o tema abordado pela professora Eunice Prudente em sua coluna desta semana.

A professora cita Florisa Verucci, advogada e feminista, que analisava as questões de gênero a partir do pensamento histórico antropológico. Ainda na história bíblica todas as dificuldades passadas pela humanidade seriam responsabilidade de uma mulher. Isso estaria relacionado ao fato de Eva ser a culpada por sua expulsão e de Adão do Paraíso, ao comer o fruto proibido.

Na atualidade, segundo a professora, ainda há pensamentos de Aristóteles ou Tomás de Aquino, que na idade média diziam ser a mulher um homem incompleto, um ser ocasional. Eunice lembra que mesmo ao verificar os verbetes nos dicionários também é possível ver como a mulher é estigmatizada, vista como um objeto de desejo ou inferior aos homens.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Educação e Direitos.


Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.