A epidemia de obesidade também está presente no Brasil, com grande impacto negativo sobre a saúde. De acordo com o médico Alexandre Faisal, há diversos fatores que favorecem a obesidade: alimentação não saudável, falta de regras para se alimentar, sedentarismo e o número de horas que o indivíduo passa em frente ao computador e à televisão, que aumenta cada vez mais.
Faisal comenta um estudo nacional conduzido pelo Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que avaliou a prevalência dos fatores que favorecem a obesidade na população adulta brasileira. Um dado importante apontado é o fato de que ficar mais de quatro horas assistindo à televisão por dia se associa à obesidade para ambos os sexos: “56% da população brasileira tem sobrepeso e quase 20% é obesa”.
Ouça no link acima a íntegra da coluna Saúde Feminina. O médico ginecologista Alexandre Faisal conversa com Miriam Ramos.
Saúde Feminina
A coluna Saúde Feminina, com o professor Alexandre Faisal, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.