Centro Ibero-Americano da USP lança Cátedra José Bonifácio

O primeiro titular da Cátedra será o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos. A primeira semana de atividades será no período de 18 a 22 de março e a segunda visita já está programada para os dias 4 a 8 de novembro.

20/12/2012 - Publicado há 11 anos

Foi lançada, no último dia 18 de dezembro, na sessão do Conselho Universitário, a Cátedra José Bonifácio, uma iniciativa do Centro Ibero-Americano (Ciba) da USP. O Ciba é um Núcleo de Pesquisa, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, criado em agosto do ano passado, para estudo e análise dos mais diversos aspectos das relações entre os países da Ibero-América. Tem como eixos principais as áreas de ciência política, economia, relações internacionais e cooperação científica.

A Cátedra José Bonifácio tem como objetivo o de trazer uma personalidade do mundo ibero-americano para ministrar atividades durante um ano letivo no Brasil. As personalidades serão acompanhadas por dois pós-doutores. Os convidados deverão desenvolver pesquisa na Universidade, na temática referente à sua especialidade. Além disso, serão realizadas conferências abertas à comunidade e, até mesmo, específicas para docentes e discentes.

A escolha do nome de José Bonifácio se deu pelo fato de que ele representa uma figura ibero-americana: foi filósofo, advogado, professor, intelectual, cientista e político. Combateu Napoleão em Portugal; foi secretário da Academia de Ciências de Lisboa, membro das mais importantes sociedades de pesquisa da Europa, catedrático de mineralogia em Coimbra; deputado, vice-presidente da Província de São Paulo, ministro do Império; e articulador da independência brasileira.

O primeiro titular da Cátedra será o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos,  que permanecerá responsável pelas atividades durante o ano de 2013, com duas participações presenciais. A primeira semana de atividade está confirmada para o período de 18 a 22 de março de 2013 e a segunda visita já está programada para os dias 4 a 8 de novembro. Além disso, será aberto um edital para a seleção de dois pós-doutorandos, um chileno e outro brasileiro, para auxiliar na coordenação e para produzir conhecimento científico para a Universidade.

De acordo com o coordenador do Ciba, Pedro Bohomoletz Dallari, que é docente da Faculdade de Direito (FD) e do Instituto de Relações Internacionais (IRI), “esta é uma oportunidade para que professores, pesquisadores e estudantes da Universidade tenham contato com personalidades com grande experiência”.

Uma das ações já desenvolvidas pelo Centro, sob a égide da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), foi a promoção da Oficina Cidadania 2.0, que contou com o apoio institucional do IRI. O encontro de jovens universitários da USP teve como tema principal a “Transformação do Estado e o Desenvolvimento na Ibero-América” e foi realçado pela presença do secretário-geral da Segib, Enrique Iglesias.

Os trabalhos culminaram com a conclusão de uma carta de recomendações dos jovens universitários, que foi endereçada à Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da Ibero-América, no marco da 21a Cúpula Iberoamericana, realizada em Assunção, Paraguai, entre 28 e 29 de outubro do ano passado.

Veja, a seguir, o vídeo, gravado em dezembro, em que foi formalizado, pelo reitor João Grandino Rodas, o convite ao ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, para participar da Cátedra.