Presidente da Universidade Técnica de Munique visita a Reitoria

Na ocasião, foi renovado o acordo entre a instituição alemã e a Escola Politécnica da USP

26/08/2019 - Publicado há 5 anos
O reitor Vahan Agopyan (à esquerda) e o presidente da Universidade Técnica de Munique, Wolfgang Herrmann – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O presidente da Universidade Técnica de Munique (TUM, na sigla em alemão), Wolfgang Anton Herrmann, esteve no prédio da Reitoria na manhã de hoje, dia 26 de agosto, e foi recebido pelo reitor Vahan Agopyan e pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Valmor Alberto Augusto Tricoli.

Os dirigentes discutiram as características das duas instituições e as possibilidades de parceria em diversas áreas. “Nosso principal objetivo é criar um ambiente internacional dentro da USP. Por isso, incentivamos o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e outras ações que ofereçam oportunidades aos nossos estudantes”, afirmou Agopyan.

USP e Universidade Técnica de Munique já desenvolvem pesquisas conjuntas nas áreas de física, química, medicina, ciências da computação e engenharia eletrônica, mas o dirigente alemão demonstrou interesse em expandir essa parceria, especialmente nas áreas de meio ambiente, silvicultura e agronomia.

Durante a reunião, também foi renovado o Acordo de Cooperação de Duplo Diploma firmado entre a TUM e a Escola Politécnica (Poli).

Participaram da reunião o pró-reitor de Graduação da USP, Edmund Chada Baracat; o diretor adjunto na Área de Mobilidade Acadêmica, Marcio Lobo Netto; o assessor da Reitoria, Gerson Damiani; a vice-presidente dos Programas de Recrutamento de Docentes Estrangeiros e de Carreira da TUM, Ana Santos; o responsável pelo Escritório de Relações Internacionais da TUM em São Paulo, Sören Artur Metz; o vice-diretor da Poli, Reinaldo Giudici; e o presidente da Comissão de Relações Internacionais da Poli, Henrique Lindenberg Neto.