Entenda quais os riscos do uso recreativo de psicotrópicos

Além de causar dependência, o uso indevido dessas substâncias pode oferecer graves riscos à saúde

 26/08/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

O primeiro boletim Pílula Farmacêutica desta semana fala sobre as substância psicotrópicas que são usadas de maneira recreativa.

As substâncias psicotrópicas agem no sistema nervoso central, causam mudanças no humor, percepção e também na consciência. Apesar de serem indicadas para fins medicinais, existem pessoas que as consomem recreativamente. 

Os psicotrópicos são divididos e classificados como drogas estimulantes, depressoras ou perturbadoras. O consumo ilícito de psicotrópicos causa vício e diversos riscos à saúde, como, por exemplo, problemas vasculares e diminuição da respiração do usuário. 

O boletim é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.