Especialistas discutem futuro do trabalho em evento internacional na USP

De 21 a 23 de agosto, colóquio em São Paulo discute saúde do trabalhador e mudanças de relações trabalhistas

 19/08/2019 - Publicado há 5 anos
Saúde mental de trabalhadores e relações laborais são tema de colóquio – Foto: Rafael Barreto / GERJ via Fotos Públicas

No mesmo ano em que a síndrome de burnout passou a fazer parte Classificação Internacional de Doenças, lista da Organização Mundial da Saúde (OMS), a USP sedia o 10º Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho. Entre os dias 21 e 23 de agosto, pesquisadores nacionais e internacionais vão discutir os desafios trazidos pelas mudanças nas relações trabalhistas.

A psicodinâmica do trabalho é uma área que propõe debates e reflexões para compreender o trabalho nas organizações, na sociedade e na cultura, e sua importância para o desenvolvimento humano. “O trabalho, considerado como central na vida de todos, é um vetor fundamental para o processo de construção da saúde do trabalhador”, explica o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Laerte Idal Sznelwar, um dos organizadores do evento.

Sobre as perspectivas de precarização crescente das relações profissionais e, mesmo, das profissões, a programação do colóquio foi estruturada para tratar das inquietações sobre o futuro do trabalho. Entre os palestrantes, estará presente o professor Christophe Dejours, psiquiatra e psicanalista que trabalha há 30 anos pela consolidação da psicodinâmica do trabalho.

“O significativo aumento nos indicadores de afastamentos ligados ao sofrimento psíquico é muito preocupante, assim como os cenários de conflito dos modos contemporâneos de gestão, baseados na avaliação individual e desempenho, e a perda de sentido vivida por profissionais de diferentes profissões”, explica o professor Sznelwar. Um exemplo significativo desses conflitos é a responsabilização de dirigentes de empresas devido a casos de suicídio.

Além do professor Laerte Sznelwar, o evento está sendo organizado pela professora Selma Lancman (Faculdade de Medicina da USP), pelos doutores Seiji Uchida e Claudio Marcelo Brunoro (Instituto Trabalhar) e Juliana de Oliveira Barros (Faculdade de Medicina).  

Alunos de graduação, pós, pesquisadores e profissionais podem se inscrever por este link. A entrada é paga e os preços variam entre cada categoria, que podem ser checadas, com outras informações, pelo site.

Serviço

10º Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho (CIPPT)
Data: 21 a 23 de agosto de 2019
Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi – Edifício Eng. Mário Covas Júnior (Prédio da Administração da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária – São Paulo – SP
Mais informações: http://pro.poli.usp.br/cippt10/

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.