Poli desenvolve veículo urbano compacto

Projeto da Poli desenvolve carro com 1,25 m de largura, mas com requisitos de segurança estabelecidos pelas Nações Unidas

Foto: Divulgação/Poli-USP

Doutorando da Escola Politécnica da USP, Anderson de Lima desenvolveu projeto estrutural em 3D de um carro elétrico que tem apenas 1,25 m de largura, 2,60 m de comprimento e menos de 500 quilos, e que atende a todos os rigorosos requisitos de segurança estabelecidos pelas Nações Unidas.

O automóvel, que também aceita o álcool como combustível, ocuparia, numa rua padrão, metade do espaço de um carro comum, o que ajudaria na redução do congestionamento no trânsito de cidades como São Paulo.

O carro transporta duas pessoas e ainda tem espaço para pequenas bagagens. O professor Marcílio Alves, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica, que orientou o projeto, conversou com a repórter Marcia Avanza sobre segurança e todas as qualidades do veículo.

ouça aqui:

logo_radiousp