Startups de Ribeirão Preto estão entre as 100 mais atraentes do Brasil

Sediadas no Supera Parque, empresas foram classificadas em ranking que avalia relações de negócios com grandes empresas

22/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 13/10/2019 as 21:35
Sala compartilhada na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica por empresas em pré-incubação – Foto: Divulgação/Supera Parque

Três startups do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto estão entre as 100 mais atraentes do Brasil, de acordo com o prêmio 100 Open Startups: a Onkos Diagnósticos Moleculares está em 2º lugar, na categoria Biotech; a Carefy e a CleverCare, em 2º lugar e 10º lugar, respectivamente, na categoria HealthCare. O prêmio é publicado desde 2016 e destaca anualmente as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as empresas líderes mais engajadas no ecossistema de inovação.

O 100 Open Startups é uma plataforma patrocinada por empresas globais que, em conjunto, avaliam e classificam startups de todo o mundo. As startups mais atraentes são selecionadas pelas grandes empresas para colaborarem no desenvolvimento de inovações de alto impacto para a sociedade e para o mercado. Neste ano, 212 startups já somavam mais de R$ 142 milhões em investimentos antes da publicação do ranking.

No total, 8.600 startups se candidataram ao ranking. Além da listagem geral com as 100 startups mais atraentes para o mercado corporativo no ano, outras 112 startups se classificaram para entrar nos rankings por categoria. Neste ano, todas as 212 startups estão organizadas em 21 rankings diferentes: Educação, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Indústria, Transporte e Logística, Retail, Agricultura, Construção, Serviços Financeiros, Marketplace, Big Data, Biotech, Visão Computacional, IoT, VR/AR, Produtividade, Customer Service, Recursos Humanos, Legal e Marketing.

Biotech

+ Mais

Startup faz diagnósticos moleculares voltados à oncologia

Marcos Santos, CEO da Onkos, comemora a classificação. “Saímos da 7ª posição, em 2018, para a segunda, fruto da percepção de valor que diversas grandes empresas têm tido dos nossos exames, como Fleury e Dasa, e de mais de 15 parceiros de P&D em toda a América Latina. A redução de custos que promovemos à fonte pagadora e planos de saúde também tem sido bastante atrativa, nos últimos 12 meses economizamos”, diz.

A empresa utiliza como plataforma tecnológica a técnica de Gene Expression Profiling, unindo a vanguarda do conhecimento em biologia molecular e inteligência artificial. Os exames proprietários se baseiam no desenvolvimento e na validação clínica de soluções que visam a eliminar a subjetividade e a incerteza inerente às técnicas comumente utilizadas e diminuir cirurgias e tratamentos desnecessários.

“Através da análise de assinaturas genéticas específicas, os algoritmos utilizados pelos exames fornecem resultados que auxiliam em uma melhor tomada de decisão clínica e consequente melhor manejo do paciente oncológico”, explica o CEO. O desenvolvimento e validação dos exames seguem o conceito bench-to-bedside, visando ao seu uso prático e condizente com a real rotina clínica, disponibilidade de amostras e resultados claros.

Healthcare

+ Mais

Empreendedorismo ganha espaço e muda vida de estudantes da USP

A Carefy é uma startup de saúde para a gestão e acompanhamento de internações. A empresa, fundada em 2017, é voltada para operadoras de saúde com foco em redução de custos de internação, média de permanência e auxílio na assistência ao paciente.

De acordo com dados da empresa, a estimativa é que em 2018 a startup tenha contribuído para a economia de mais de R$ 20 milhões com internações para seus clientes e uma redução de até 34% na média de permanência em pacientes internados.

“Inovar em saúde para melhorar o atendimento ao paciente internado faz parte do nosso dia a dia. Sermos reconhecidos como uma das startups de HealthCare mais atraentes de 2019 reflete uma equipe engajada e que sonha em mudar o cenário da saúde. Em um mercado em que R$ 10 bilhões são gastos de forma desnecessária com internações, conseguimos diminuir o tempo de internação, auxiliar na melhora do paciente e os custos associados. Estamos em um momento crucial do setor da saúde, o que favorece nossa expansão”, conclui Marcelo Alexandre, CEO da Carefy.

O CleverClare é um software de gestão de saúde populacional e de pacientes com Inteligência Artificial, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “Como o ranking 100 Open Startups é bastante acessado por empresas e grandes corporações para buscar soluções inovadoras, o maior benefício de estar listado dentre as dez melhores soluções em saúde é a visibilidade que isso nos traz. Além disso, funciona como um selo atestando a qualidade da solução, que podemos utilizar na divulgação do CleverCare, apresentações para clientes e até mesmo em eventos”, comemora Hugo Pessotti, sócio-diretor da Kidopi, empresa desenvolvedora da plataforma.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no campus da USP local, o parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (Piso), além do Supera Centro de Negócios

Ao todo, são 78 empresas instaladas no parque, sendo 58 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, 12 empreendimentos no Centro de Negócios e oito na aceleradora Sevna Startups.

Ana Cunha/Assessoria de Comunicação do Supera Parque