Workshop debaterá “matéria mole” e inovações na área agroalimentar

Cientistas de Brasil, Uruguai e Reino Unido que pesquisam “soft matter” discutirão desafios da ciência na produção de alimentos

 29/01/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 14:57
Por
Público do evento são pesquisadores que estudam matéria mole (soft matter), que é qualquer tipo de matéria, viva ou não, e compostos que sofrem deformações devido a variações de temperatura – Imagem: revista Soft Matter

Entre os dia 19 e 23 de março, um evento no litoral paulista reunirá matemáticos, físicos e biólogos estrangeiros e brasileiros. O objetivo é discutir as inovações na área agroalimentar que podem ajudar o Brasil e o Uruguai a enfrentar os desafios que têm em comum.

O workshop internacional Translating knowledge into innovation: exploring the potential of biological soft matter science in agrifood challenges é promovido pelo programa Newton Fund Researcher Links, do Fundo Newton, e no Brasil a iniciativa é coordenada pelo professor José Cuminato, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que também é diretor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai).

Matéria mole (soft matter) é foco das pesquisas realizadas pelos cientistas, que abrange qualquer tipo de matéria, viva ou não, e compostos que sofrem deformações devido a variações de temperatura. O impacto desses estudos na agricultura e na produção de alimentos é inegável.

Durante o evento, os jovens pesquisadores poderão realizar breves apresentações orais sobre seus estudos e conversar com pesquisadores já estabelecidos do Brasil, do Uruguai, do Reino Unido e de outros países. Assim, terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos e estabelecer redes de colaboração. A expectativa é de que o evento reúna especialistas de diferentes campos do saber.

Os interessados em participar do workshop, que ocorrerá no hotel Blue Tree Towers, no Guarujá, devem se inscrever no site do evento até 19 de fevereiro. Para os jovens pesquisadores que quiserem algum tipo de suporte, como o cobrimento de custos, poderá solicitar à Fapesp e ao British Council. A divulgação da relação dos pesquisadores selecionados será no dia 26 de fevereiro.

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.