Ex-diretor do Inpe vem à USP falar sobre autonomia e liberdade científica

O professor Ricardo Galvão estará na USP no dia 16 de agosto para ministrar palestra na série USP Lectures

 08/08/2019 - Publicado há 5 anos

O professor do Instituto de Física (IF) da USP e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, ministrará uma palestra no programa USP Lectures, no próximo dia 16 de agosto, sobre o tema Autonomia e Liberdade Científica.

Galvão discutirá a importância desses elementos para o avanço do conhecimento e o progresso do Brasil, além de debater os obstáculos impostos para sua consolidação. Os organizadores ressaltam que, no momento político e social em que o Brasil encontra-se, é indispensável discutir ciência. A relevância da pesquisa para o desenvolvimento do País é muito grande e a forma como ela é desenvolvida também.

Alertas de desmatamento do Deter na plataforma TerraBrasilis, na região do Xingu – Foto: Reprodução / Deter

O evento acontecerá na Sala do Conselho Universitário (Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo) das 14 às 16 horas.

Realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, a palestra é gratuita e aberta ao público. Não é necessário inscrição, mas o auditório tem capacidade máxima de 176 pessoas e a entrada ocorrerá por ordem de chegada. Haverá transmissão ao vivo no site do IPTV da USP e os participantes presenciais receberão um certificado.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.