Colunista se mostra preocupado com a falta de reconhecimento das instituições científicas

“Agora não sabemos se o Inpe vai falar o que o presidente gosta ou a verdade revelada pelos dados”, observa Glauco Arbix

12/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 04/09/2019 as 15:23

Logo da Rádio USP

O professor Glauco Arbix se mostra extremamente preocupado com o questionamento do presidente Bolsonaro sobre a idoneidade dos dados do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, um instituto renomado no mundo todo, que inclusive desenvolveu tecnologias adequadas para leitura de imagens de satélites, para acompanhar problemas em relação às florestas e à natureza em geral.

Para Arbix, o presidente, ao duvidar e criticar duramente o Inpe, inaugura uma maneira exótica de tratar os dados científicos no Brasil. “É uma situação deplorável no que se refere ao respeito e ao reconhecimento que as instituições científicas merecem e que dedicam suas vidas para isso”, analisa.

Outro ponto inusitado relatado pelo colunista é o fato de o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, ter concordado com a ação do presidente. “Não sabemos se o Inpe vai falar o que o presidente gosta ou a verdade. O povo brasileiro e o mundo todo têm que saber a verdade, uma preocupação básica de quem trabalha com ciência”, afirma.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Observatório da Inovação.

Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.