Entenda mais sobre o câncer ocular

Dores recorrentes, modificação da cor dos olhos e perda acelerada da visão são alguns dos sintomas da incomum doença

 07/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/09/2019 às 8:30

Logo da Rádio USP

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre câncer ocular. Apesar de pouco recorrente, uma das doenças mais temidas na atualidade também pode atingir os olhos e as estruturas que os cercam, nos nervos, ossos, músculos e tecidos. 

Rocha conta que ainda no século 19, o médico oftalmologista brasileiro Hilário de Gouvea contribuiu muito para a evolução dos tratamentos para esse tipo de câncer ao descobrir que a doença tinha relação genética. Assim como outros problemas na visão, o câncer nos olhos apresenta sintoma de dor persistente, modificação da cor e da localização das estruturas oculares e também a diminuição rápida da visão.

O professor alerta que se forem percebidos alguns desses sintomas é preciso consultar um especialista, pois, apesar de muito raro, quando esse câncer é detectado no início há maiores chances de cura e boas formas de tratamento na modernidade. 

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.